sexta-feira, 12 de abril de 2013

Textos de Educação Física para:

1º H, 1º I e 2º H - Noturno


Leiam... Quem não os têm, copiem... imprimam...#boaprova!


  • EDUCAÇÃO FÍSICA - Profª Ediléia - 1º anos Ensino Médio


TEXTO I: ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO: DEFINIÇÕES E CONSIDERAÇÕES

  A prática de atividades físicas e de exercícios físicos está em ‘moda’ atualmente pelo fato de contribuir para a manutenção e promoção da saúde. Essa prática se encontra dentro do conjunto de aspectos comportamentais que somados aos aspectos ambientais (moradia, transporte, lazer, educação, entre outros) são determinantes para o bem-estar, refletindo na qualidade de vida.
  Atividade física é definida, como qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética, portanto voluntário, que resulte em gastos energéticos acima dos níveis de repouso. Inclui atividades ocupacionais do cotidiano, deslocamento, atividades de lazer, exercícios físicos, esportes, dança, entre outros.
  Já Exercício físico, é uma das formas de atividade física planejada, estruturada, repetitiva, que objetiva o 
desenvolvimento da aptidão física, de habilidades motoras ou a reabilitação orgânico-funcional. Incluem, geralmente, atividades de níveis moderados ou intensos, tanto de natureza dinâmica como estática.
  Com base nessas informações, cabe destacar que a busca pelo movimento, seja através da prática de atividade física ou exercício físico é refletida positivamente nos níveis de aptidão física dos indivíduos.
  A aptidão física é a capacidade que um indivíduo possui de realizar atividades físicas, podendo derivar de fatores herdados, do estado de saúde, alimentação e principalmente da prática regular de exercícios físicos. 
  Em se tratando de exercícios físicos, estes devem ser adequados em termos de tipo, duração (ideal 60 minutos) e intensidade, sendo ideal uma freqüência de 3 a 5 sessões semanais.
  Esses exercícios devem ser prescritos e orientados de forma individualizada, tendo resultados mais satisfatórios com relação à saúde. Acredita-se que os exercícios aeróbicos devam ter sua prática incentivada a partir do momento em que as pessoas se conscientizarem da importância da adoção de um estilo de vida fisicamente ativo. A prática de atividade física ou exercício físico é fundamental na melhoria dos aspectos gerais da saúde, como os aspectos fisiológicos e motores.
 Os elementos perceptivo-motores são potencializados com essa prática, dentre eles destacamos a coordenação motora e a propriocepção que precisam ser constantemente estimulados. Esses elementos são fundamentais para a harmonia e eficiência na execução dos movimentos corporais tanto nas práticas esportivas quanto nas atividades cotidianas, como por exemplo, deslocar-se de um local para outro, correr, subir escadas, vestir-se, banhar-se, segurar objetos, etc.
  A partir dessa revisão fica evidente que através de um estilo de vida fisicamente ativo é possível ter uma vida saudável e com qualidade.
  Com base nessas informações, é fundamental que indivíduos de todas as faixas etárias se conscientizem da importância de manter a saúde geral através do movimento, devendo ser incentivado à criança um repertório motor diversificado, tanto nas atividades de lazer quanto na educação física escolar, potencializando o desenvolvimento psicomotor. 
  Aos adolescentes, adultos e idosos recomenda-se a prática habitual de exercícios físicos ou esportes de maneira que sejam estimuladas as capacidades motoras, a fim de manutenção da saúde física e conseqüente independência funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário