Projeto conecta escola vespertino

PROJETO CONECTA VESPERTINO


1) Justificativa


Este projeto visa a atender aos alunos do 6° anos A, B que apresentam baixo índice de aprendizado e notas, nas provas internas e externas.

2)Objetivos da utilização da STE com essa turma


Aprimorar e agilizar as competências, nas matérias citadas, utilizando o aprendizado adquirido; melhorando o desempenho no ensino.

3)Conteúdos curriculares a serem abordados:

• Português: Substantivos; Separação de sílabas; Encontro consonantal

• Matemática: Regra de três ; Operações com diversos conjuntos; Sistemas de medidas

• Ciências: Os seres vivos

• Historia: Historia do estado MS e do mundo

• Geografia: Geografia do MS e do mundo

4)Procedimentos de Aprendizagem

Todas as matérias :Aula expositiva com data show; Pesquisa de Blog e sites relacionados à suas atividades e matérias; Resolução de atividades e exercícios, na pagina do computador.

Geografia: Pesquisa sobre a geografia do Brasil e do mundo; hidrosfera; a litosfera e o relevo terrestre

História : Pesquisa sobre a introdução da historia do Brasil e do mundo; fontes históricas;os sujeitos da historias

Matemática: Maratona de matemática; olimpíadas de matemática

Português: Leitura de textos observando os substantivos próprios e comuns;Escrita e leitura de historia em quadrinhos e outros textos


5) Estratégias e dinâmicas a serem utilizadas na realização das atividades. (por aula)

Português:Ler o texto e sublinhe todos os substantivos próprios, em seguida substitua todos os substantivos próprios que esta grifada por substantivos comuns referentes a eles, em diferentes textos,quadrinhos,parodias,musicas etc.Caça palavras.Criação de historias em quadrinhos

Matemática:Formar grupos de alunos e resolverem os exercícios propostos, e testes diversos. Através de provas, exibidas no data show.Na seqüência discutirem as dificuldades encontradas pelos alunos, aproveitando para sanar duvidas.

Historia: pesquisa, as historia dos gregos, e produzir uma critica sobre o seu estilo de vida daquela época.

Geografia:pesquisar em sites, os tipos d relevos, geografia do Brasil e do mundo.Fazendo comentário sobre estes diferentes relevos, através de produção de textos e comentários

6)Recursos tecnológicos a serem utilizados nas atividades Além dos recursos da STE, considerar outros recursos disponíveis na escola:

• Matérias que tratem do assunto;

• Pesquisas na Internet em grupos;

• Computador para registro e elaboração das atividades;

• Televisão;

• Data Show;

• CD;

• Impressora;

• Máquina fotográfica;

• Livros digitais, que ajudem nas matérias

• Sites educacionais

7) Produto Final produzido pelos alunosEspecificar a previsão efetiva do que será produzido pelos alunos com o uso das tecnologias.

• Resolução de testes e exercícios

• Produção de textos

• Redação

• Pesquisa

• Vídeos;

• Panfletos;

• Gráficos;

8)Cronograma das atividades



Especificar as etapas e períodos de realização das atividades.

Atividades :Agosto, Setembro, Outubro, Novembro

Apresentação do projeto: Agosto

Pesquisa: Agosto, Setembro, Outubro
Elaboração das apresentações : Agosto, Setembro, Outubro

Resolução de exercícios : Agosto, Setembro, Outubro
Comentários no Blog : Agosto, Setembro, Outubro
Produção de textos: Agosto, Setembro, Outubro
Avaliação do andamentento: Agosto ,Setembro, Outubro,  Novembro
Gráfico de resultados: Agosto

Trabalho prático: Agosto, Setembro
Mural e exposição: Agosto

Culminância: Novembro


 
9). Avaliação e Resultados Esperados

Resultados esperados ao término do projeto e avaliação.

. Uso da tecnologia da informação como mecanismo de acompanhamento e apoio na construção do saber

• Qualidade do material produzido;

• Participação do grupo todo nas varias etapas do trabalho;

• Integração do grupo e respeito mútuo;

• Cumprimento dos prazos para elaboração e entrega das atividades;

• Cumprimento de todas as etapas do projeto;

• Resolução de testes e exercícios, com o mínimo de erros nos exercícios.

• Produção de textos, através de tirinhas, com a efetivação dos exercícios.

• Redação,

• Observação do desenvolvimento das atividades

• Pesquisas

• Participação

• Cooperação

• Desempenho nas atividades

Esperamos que o aluno:

• Faça uso das tecnologias e mídias no processo ensino-aprendizagem, estimulando a construção do conhecimento;

• Criem o hábito de leitura e pesquisa;

• Aprofundem o conhecimento e manuseio da Tic’s;

• Aprendam trabalhar em grupo;

• Entendam que as Tic’s são importantes ferramentas para o ensino-aprendizagem, que elas podem ser utilizadas para trabalhos sérios e não apenas para diversão;

• Desenvolvam valores e atitudes de acordo com as soluções apresentadas;

• Melhorem o comportamento em sala;

• Aumentem o rendimento escolar;

• Melhorem as notas no Enem,


9)Referências utilizadas

• Provas diversas Ex: ideb prova Brasil etc.

• Blog smiliguidos: tirinhas educacionais

• Referencial curricular da educação básica

• Seqüência pedagógica

• Libâneo, J.C – Didática – São Paulo, Editora Cortez, 1994.

• Luiz Pereira dos Santos, Wildson. Como educar por meio da química, VIII Ecodeqc e Eneq, livro de resumos e Anais, UFMS, 1996, pag.19-27.

• Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais, São Paulo-SP. Ed :Abril.2001.

• Belo de Azevedo, Israel. O prazer da produção científica diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. 7ª ed. Piracicaba: Unimep, 1999. 208p.

• Dos Santos, W.L.P., Mol, G.S. Química e sociedade: volume único Ensino Médio – São Paulo, Editora Nova Geração, 2005.

• Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de – Pedagogia de projetos e integração de mídias disponível em:

• http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt5.htm