PROJETO CONECTA VESPERTINO
1) Justificativa
Este projeto visa a atender aos alunos do 6° anos A, B que apresentam baixo índice de aprendizado e notas, nas provas internas e externas.
2)Objetivos da utilização da STE com essa turma
Aprimorar e agilizar as competências, nas matérias citadas, utilizando o aprendizado adquirido; melhorando o desempenho no ensino.
3)Conteúdos curriculares a serem abordados:
• Português: Substantivos; Separação de sílabas; Encontro consonantal
• Matemática: Regra de três ; Operações com diversos conjuntos; Sistemas de medidas
• Ciências: Os seres vivos
• Historia: Historia do estado MS e do mundo
• Geografia: Geografia do MS e do mundo
4)Procedimentos de Aprendizagem
Todas as matérias :Aula expositiva com data show; Pesquisa de Blog e sites relacionados à suas atividades e matérias; Resolução de atividades e exercícios, na pagina do computador.
Geografia: Pesquisa sobre a geografia do Brasil e do mundo; hidrosfera; a litosfera e o relevo terrestre
História : Pesquisa sobre a introdução da historia do Brasil e do mundo; fontes históricas;os sujeitos da historias
Matemática: Maratona de matemática; olimpíadas de matemática
Português: Leitura de textos observando os substantivos próprios e comuns;Escrita e leitura de historia em quadrinhos e outros textos
5) Estratégias e dinâmicas a serem utilizadas na realização das atividades. (por aula)
Português:Ler o texto e sublinhe todos os substantivos próprios, em seguida substitua todos os substantivos próprios que esta grifada por substantivos comuns referentes a eles, em diferentes textos,quadrinhos,parodias,musicas etc.Caça palavras.Criação de historias em quadrinhos
Matemática:Formar grupos de alunos e resolverem os exercícios propostos, e testes diversos. Através de provas, exibidas no data show.Na seqüência discutirem as dificuldades encontradas pelos alunos, aproveitando para sanar duvidas.
Historia: pesquisa, as historia dos gregos, e produzir uma critica sobre o seu estilo de vida daquela época.
Geografia:pesquisar em sites, os tipos d relevos, geografia do Brasil e do mundo.Fazendo comentário sobre estes diferentes relevos, através de produção de textos e comentários
6)Recursos tecnológicos a serem utilizados nas atividades Além dos recursos da STE, considerar outros recursos disponíveis na escola:
• Matérias que tratem do assunto;
• Pesquisas na Internet em grupos;
• Computador para registro e elaboração das atividades;
• Televisão;
• Data Show;
• CD;
• Impressora;
• Máquina fotográfica;
• Livros digitais, que ajudem nas matérias
• Sites educacionais
7) Produto Final produzido pelos alunosEspecificar a previsão efetiva do que será produzido pelos alunos com o uso das tecnologias.
• Resolução de testes e exercícios
• Produção de textos
• Redação
• Pesquisa
• Vídeos;
• Panfletos;
• Gráficos;
8)Cronograma das atividades
Especificar as etapas e períodos de realização das atividades.
Atividades :Agosto, Setembro, Outubro, Novembro
Apresentação do projeto: Agosto
Pesquisa: Agosto, Setembro, Outubro
Elaboração das apresentações : Agosto, Setembro, Outubro
Resolução de exercícios : Agosto, Setembro, Outubro
Resolução de exercícios : Agosto, Setembro, Outubro
Comentários no Blog : Agosto, Setembro, Outubro
Produção de textos: Agosto, Setembro, Outubro
Avaliação do andamentento: Agosto ,Setembro, Outubro, Novembro
Gráfico de resultados: Agosto
Trabalho prático: Agosto, Setembro
Mural e exposição: Agosto
Culminância: Novembro
9). Avaliação e Resultados Esperados
Resultados esperados ao término do projeto e avaliação.
. Uso da tecnologia da informação como mecanismo de acompanhamento e apoio na construção do saber
• Qualidade do material produzido;
• Participação do grupo todo nas varias etapas do trabalho;
• Integração do grupo e respeito mútuo;
• Cumprimento dos prazos para elaboração e entrega das atividades;
• Cumprimento de todas as etapas do projeto;
• Resolução de testes e exercícios, com o mínimo de erros nos exercícios.
• Produção de textos, através de tirinhas, com a efetivação dos exercícios.
• Redação,
• Observação do desenvolvimento das atividades
• Pesquisas
• Participação
• Cooperação
• Desempenho nas atividades
Esperamos que o aluno:
• Faça uso das tecnologias e mídias no processo ensino-aprendizagem, estimulando a construção do conhecimento;
• Criem o hábito de leitura e pesquisa;
• Aprofundem o conhecimento e manuseio da Tic’s;
• Aprendam trabalhar em grupo;
• Entendam que as Tic’s são importantes ferramentas para o ensino-aprendizagem, que elas podem ser utilizadas para trabalhos sérios e não apenas para diversão;
• Desenvolvam valores e atitudes de acordo com as soluções apresentadas;
• Melhorem o comportamento em sala;
• Aumentem o rendimento escolar;
• Melhorem as notas no Enem,
9)Referências utilizadas
• Provas diversas Ex: ideb prova Brasil etc.
• Blog smiliguidos: tirinhas educacionais
• Referencial curricular da educação básica
• Seqüência pedagógica
• Libâneo, J.C – Didática – São Paulo, Editora Cortez, 1994.
• Luiz Pereira dos Santos, Wildson. Como educar por meio da química, VIII Ecodeqc e Eneq, livro de resumos e Anais, UFMS, 1996, pag.19-27.
• Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais, São Paulo-SP. Ed :Abril.2001.
• Belo de Azevedo, Israel. O prazer da produção científica diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. 7ª ed. Piracicaba: Unimep, 1999. 208p.
• Dos Santos, W.L.P., Mol, G.S. Química e sociedade: volume único Ensino Médio – São Paulo, Editora Nova Geração, 2005.
• Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de – Pedagogia de projetos e integração de mídias disponível em:
• http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt5.htm